Os atuais sistemas de modelagem permitem que projetistas criem objetos iniciando com níveis grosseiros, que por sua vez são refinados para se adicionarem detalhes. Porém, esta tarefa é bastante complexa para usuários inexperientes. Então diversos pesquisadores desenvolveram técnicas para a tarefa de modelagem se tornasse mais intuitiva, muitas dessas técnicas são baseadas em esboços. Um dos primeiros trabalhos nesta área é TEDDY de Takeo Igarashi[1].
No sistema TEDDY o usuário pode criar curvas, que são utilizadas para a geração de um modelo tridimensional em forma de malha triangular, este modelo pode ser editado através de operações como desenho, extrusão, corte e suavização, todas feitas através de curvas feitas pelo usuário. As figuras abaixo demonstram algumas destas operações.
A figura abaixo ilustra alguns resultados obtidos por Igarashi, onde cada objeto foi exportado e posteriormente pintado.
Alguns outros trabalhos nesta área foram desenvolvidos posteriormente, como FiberMesh[2] de Nealen et al. As figuras abaixo ilustram alguns resultados obtidos neste trabalho.
Leonardo de Oliveira Carvalho 2009-06-25