Sketch based modeling

Os atuais sistemas de modelagem permitem que projetistas criem objetos iniciando com níveis grosseiros, que por sua vez são refinados para se adicionarem detalhes. Porém, esta tarefa é bastante complexa para usuários inexperientes. Então diversos pesquisadores desenvolveram técnicas para a tarefa de modelagem se tornasse mais intuitiva, muitas dessas técnicas são baseadas em esboços. Um dos primeiros trabalhos nesta área é TEDDY de Takeo Igarashi[1].

Figura 2: Demonstração do sistema TEDDY.
Image photo
No sistema TEDDY o usuário pode criar curvas, que são utilizadas para a geração de um modelo tridimensional em forma de malha triangular, este modelo pode ser editado através de operações como desenho, extrusão, corte e suavização, todas feitas através de curvas feitas pelo usuário. As figuras abaixo demonstram algumas destas operações.

Figura 3: Demonstração da operação de criação no sistema TEDDY.
Image create1 Image create2 Image create3

Figura 4: Demonstração da operação de extrusão no sistema TEDDY.
Image extrude0 Image extrude1 Image extrude2

Image extrude3 Image extrude4 Image extrude5

Figura 5: Demonstração da operação de corte no sistema TEDDY.
Image cut0 Image cut1 Image cut2 Image cut3

A figura abaixo ilustra alguns resultados obtidos por Igarashi, onde cada objeto foi exportado e posteriormente pintado.

Figura 6: Exemplos obtidos pelo sistema TEDDY.
Image examples

Alguns outros trabalhos nesta área foram desenvolvidos posteriormente, como FiberMesh[2] de Nealen et al. As figuras abaixo ilustram alguns resultados obtidos neste trabalho.

Figura 7: Resultados obtidos utilizando FiberMesh.
Image fibermesh

Leonardo de Oliveira Carvalho 2009-06-25